quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Quim & Manecas - Estudo de Personagens



Estes são os primeiros estudos feitos para a Nova Aventura (fundo branco) do Quim e Manecas. Criados em 1915 por Stuart Carvalhais, Quim e Manecas são os personagens mais carismáticas da Banda Desenhada Portuguesa (sobre fundo amarelo) .
Com a responsabilidade de os reinterpretar foi feita uma investigação cuidada, quer a nível gráfico quer ao nível do conceito e história.
As características mais marcantes das Aventuras dos meninos teriam de estar aliadas a uma frescura e modernidade que permitisse a empatia com um novo público (principalmente com publico mais novo). Com inspiração nas técnicas da animação procuraram-se traços mais "elásticos" que enfatizassem a postura e as acções dos dois meninos. Foram feitos diversos desenhos até chegar a uma conclusão agradável.

Storyboard "Quim & Manecas Testam a História"


Primeiro storyboard da Aventura de Quim e Manecas.
Baseado numa história em desenvolvimento, tanto o storyboard como a narrativa visual foram sofrendo toados os ajustes necessários até à sua versão final.
A principal razão para a adopção deste processo de ajuste prende-se com a complexidade de uma história que tem de ser contada recorrendo a um espaço muito limitado (apenas 4 pranchas).

Quim & Manecas - Viagem no Tempo


No decurso de mais uma marotice que os caracteriza, o Quim e o Manecas entram inadvertidamente numa Máquina do Tempo, que os transporta para uma nova aventura, desta vez, no passado. Num recuo temporal que os leva até ao dia 14 de Agosto de 1385, os dois amigos são levados à presença de D. João I e envolvem-se numa série de peripécias em plena Batalha de Aljubarrota.